A empresa petroquímica Braskem fechou uma parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) para desenvolver soluções que transformem o gás carbônico (CO2) gerado em suas operações industriais em novos produtos químicos, segundo comunicado da empresa.
O CO2 é um dos componentes dos gases de efeito estufa, um dos principais contribuintes para o desequilíbrio climático. A ideia do projeto é que as tecnologias resultantes destas linhas de pesquisa consigam reaproveitar o CO2 para obtenção de produtos químicos, como olefinas e álcoois, mitigando assim suas emissões no meio ambiente e servindo como matérias-primas para a produção de poliolefinas.
A Braskem irá contribuir com os investimentos e com seu domínio em processos industriais, acompanhando e direcionando os estudos. Os grupos de pesquisa da USP e UFSCar irão desenvolver os estudos utilizando as infraestruturas dos seus laboratórios e profissionais multidisciplinares, que incluem químicos, físicos e engenheiros.
Para a Braskem, a parceria vai contribuir para atingir suas metas vinculadas ao desenvolvimento sustentável, especialmente com relação à neutralidade de carbono. A empresa projeta reduzir em 15% as emissões gases de efeito estufa até 2030 e alcançar a neutralidade de carbono até 2050, segundo o comunicado.
Saiba mais sobre as iniciativas da Braskem na área Ambiental aqui: https://www.braskem.com.br/contatos-para-imprensa