O Crescimento Gradual das Mulheres Caminhoneiras no Brasil

O Crescimento Gradual das Mulheres Caminhoneiras no Brasil
Embora o contingente de mulheres caminhoneiras ainda seja modesto no país, aos poucos está conquistando seu espaço. Recentemente, o mais recente Censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que as mulheres representam 51,8% da população brasileira, enquanto os homens constituem 48,2%. No entanto, ainda existem setores onde a presença feminina é escassa, como é o caso do transporte de carga.

Segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito, no país existem cerca de 4,39 milhões de Carteiras Nacionais de Habilitação para veículos pesados, das quais 97,19% são de motoristas do sexo masculino. Apenas 2,81% são mulheres.

Apesar disso, observa-se uma mudança nesse panorama. Um estudo realizado pelo Instituto Paulista do Transporte de Carga revelou que, em 2021, houve um aumento de 61% no número de mulheres ocupando cargos no setor de transporte rodoviário de carga do Estado de São Paulo, totalizando 32.094 admissões. A maior demanda de vagas está nas áreas administrativa e comercial, mas há também um esforço para expandir a presença feminina em outros segmentos.

Com o transporte rodoviário de cargas predominando no país, a necessidade de contratação de profissionais é crescente, o que representa uma oportunidade para a contratação de mais caminhoneiras.

Posts Relacionados