Opção Sustentável ao Isopor

Opção Sustentável ao Isopor
Conhecido vilão do meio ambiente por sua dificuldade em decomposição, o isopor em breve poderá ser substituído em embalagens por cascas de grãos.

A iniciativa é fruto do trabalho da Proservation, uma empresa alemã que desenvolveu o material feito de cascas de grãos, batizado de Recou.

Fabricado a partir de um subproduto da agricultura, as cascas de grãos, esse novo material não apenas protege os produtos de forma eficaz, mas também é biodegradável, abordando diretamente os problemas ambientais associados ao isopor, segundo um artigo publicado no site da Inova Social.

Ele pode ser produzido em apenas algumas etapas de um processo simples e com baixo consume de energia, e descartado na lata de lixo eletrônico, de acordo com a empresa alemã.

O processo de produção do Recou inclui a utilização de um ligante biológico proprietário, que permite moldar as cascas de grãos em diferentes formatos. Essa flexibilidade garante que o Recou possa ser adaptado para diversas aplicações, mantendo propriedades comparáveis às do isopor.

O material não desenvolve mofo em condições de até 70% de umidade por uma semana, embora seja suscetível à decomposição em ambientes permanentemente úmidos, segundo a Inova.

Veja exemplos de embalagens feitas com casca de grãos no site da Inova Social (https://inovasocial.com.br/negocio-social/cascas-de-graos-embalagem/) e um video da propria Proservation sobre os produtos, em alemão: https://youtu.be/DX_hUsT3b1E

Posts Relacionados