O Dia Mundial da Água, celebrado neste 22 de março, chama a nossa atenção para os riscos a que estão sujeitos nossos mares, rios, mananciais.
De acordo com uma pesquisa do Instituto 5 Gyres citada pelo Museu do Amanhã em seu website, há cerca de 21 mil pedaços de plástico no oceano para cada pessoa na Terra.
Não bastasse o dado ser suficientemente grave, a pesquisa cita ainda que a poluição plástica dobra a cada seis anos!
O Museu do Amanhã, no Rio, aproveitou inclusive a data para anunciar a transformação de sua área em Zona Livre de Plástico ao longo desse ano. Copos, garrafas e sacolas de plástico usados no dia a dia do museu serão substituídos por outros materiais reutilizáveis.
Já a fabricante de motores Cummins Brasil mantém o programa global Cummins Water Works (CWW) para fortalecer a educação ambiental e restauração de áreas de mananciais.
Com o projeto “Brincar para Sanear” nas escolas públicas da região de Guarulhos, a empresa fomenta a educação ambiental, por meio de ações lúdicas, com foco em abastecimento de água e esgotamento sanitário, impactando 1200 estudantes, profissionais das escolas e os pais dos alunos.
O grupo hoteleiro Accor faz sua parte com iniciativas para economizar e melhorar o uso do recurso. Mais de 170 hotéis do grupo no Brasil possuem sistema de captação, tratamento e reuso da água das chuvas. Há reguladores de vazão nos pontos de consumo de água utilizados em 97% dos hotéis, sem prejudicar o conforto dos hóspedes, e descargas dualflux -- com botões para dois diferentes volumes de vazão de água -- em 76% dos hotéis.
Conheça aqui as iniciativas do Museu do Amanhã: https://museudoamanha.org.br/pt-br
Conheça as iniciativas da Accor aqui: https://all.accor.com/pt-br/sustainable-development/index.shtml